O QUE É VÍDEOENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA?

Vídeoendoscopia Digestiva Alta é realizada através de um aparelho que permite examinar o esôfago, estômago e duodeno e fotografar estes órgãos. Para isso você se submeteu ao jejum recomendado.

No dia do exame não use use medicamentos por via oral (apenas use a medicação para a pressão arterial) e não fume. Informe o uso de anticoagulantes.

Você será preparado com o uso de medicamentos por via oral e via venosa e spray de anestesia na garganta, o que o deixará sonolento e tornará o exame fácil de ser realizado.

APÓS O EXAME:

Não se alimente, não beba líquidos e não fume por trinta minutos após o exame pois você estará sob o efeito da medicação e poderá se engasgar.

A primeira refeição após o exame deverá ser leve, evitando-se o uso de alimentos condimentados, fermentados (pão, bolo, etc.) ou fritos, bebidas gasosas e café.

Não faça uso de bebidas alcoólicas, não dirija veículos e não trabalhe com máquinas que possam provocar riscos de acidentes por, pelo menos, oito horas após o exame, período em que você ainda estará sob o efeito da medicação e poderá apresentar diminuição de reflexos.

MEDICAMENTOS USADOS DURANTE O EXAME (informe alergias):

Dimeticona (Luftal) | Midazolan (Dormonid) | Petidina (Dolantina) | Lidocaína (Xylocaina) | Flumazenil (Lanexat)

O QUE É COLONOSCOPIA?

Colonoscopia é a endoscopia digestiva do intestino grosso e da parte final do intestino delgado feito com aparelho eletrônico que permite identificar e tratar lesões encontradas no intestino (retirada de pólipos, biópsias, etc.).

Como é muito preciso e tem por objetivo identificar lesões de até poucos milímetros, há necessidade de um preparo adequado para que o intestino esteja completamente livre de resíduos.

O preparo do intestino feito com o uso de medicação laxante que permite a limpeza da mucosa e a introdução segura do aparelho, com visão de detalhes. O preparo incompleto pode tornar o procedimento menos seguro ou não permitir a adequada visão do intestino, tornando necessário a realização de novo exame. 

O exame é realizado com o paciente sob sedação profunda, acompanhado por médico anestesista.

O procedimento não é isento de riscos, porém as complicações são raras. Como exemplo de complicações possíveis temos as reações medicamentosas, sangramentos ou perfuração do intestino. A maioria delas são controladas imediatamente e são raras as que podem evoluir para internação hospitalar com eventual cirurgia. Converse com o médico sobre suas dúvidas.

Durante o exame o paciente usará substâncias que poderão alterar os reflexos e o nível de consciência. Por isso é importante trazer um acompanhante, não dirigir nem operar máquinas ou fazer uso de álcool ou tranquilizantes.

O uso de AAS ou medicações que alteram a coagulação do sangue deverá ser interrompido a critério do médico.